Como vender vinho em taça em eventos

Vender vinho em taça em eventos pode ser uma ótima maneira de atrair novos clientes, apresentar diferentes rótulos e oferecer uma experiência diferenciada. Nesse artigo vamos trazer dicas práticas de tudo o que você precisa para garantir que suas vendas de vinho em taça sejam um sucesso!

Você pode realizar as vendas de vinho em taça em eventos de terceiros (como feiras de rua autorais, que promovem e incentivam pequenos negócios locais; feiras de condomínio; feiras de hortifruti e orgânicos; etc) ou em eventos próprios como jantares harmonizados e confrarias.

Como realizar eventos próprios?
Você pode organizar:

➢ Degustações harmonizadas;
➢ Confrarias;
➢ Jantares em parceria com chefs, restaurantes;
➢ Encontros temáticos periódicos (vinho como coadjuvante).

Como encontrar eventos de terceiros?
Você pode buscar em diversos locais, como por exemplo:

➢ Prefeitura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura
➢ Pesquisa no Google / Instagram: “feira autoral”, “mercado de rua”
➢ Associação de bairros e condomínios
➢ Clubes, agremiações, centros esportivos, academias
➢ Empresas especializadas em organização de eventos

Antes de confirmar a sua participação verifique:
➢ Qual é o custo para participar
➢ O que o local oferece? (mesa, toldo, energia elétrica, tomadas, gelo)
➢ Previsão de público
➢ Entender o perfil do público do evento
➢ Horários: montagem / feira / desmontagem
➢ Previsão do tempo / política de cancelamento do evento
➢ Averiguar se terá outro expositor de vinho, cerveja artesanal ou outras bebidas (verificar os preços)

Acessórios e embalagens para eventos
Na venda de vinho em taça você pode explorar as mais variadas embalagens de vinhos como garrafas, vinhos em lata, bag in box ou a embalagem pouch up, que possui grande capacidade como a bag in box, mas com o diferencial de permitir ser condicionada no gelo, oferecendo um vinho na temperatura perfeita para consumo!


Embalagem Pouch Up – Possui a capacidade de armazenamento de um bag in box com a vantagem de ser colocado no gelo

Em alguns eventos é possível utilizar taças de cristal ou vidro, mas para a venda de maneira descomplicada, recomendamos o uso de taças de polietileno (que oferecem segurança e menos risco de quebra, além de possuírem um ótimo preço de custo, podendo até mesmo ser personalizada com sua logomarca), dosadores para o serviço (que irão facilitar o serviço com a quantidade correta de vinho por taça), copinho para degustação (uma boa opção são os copinhos utilizados em festas que servem brigadeiro de colher, por exemplo) – com esse acessório você pode oferecer pequenas degustações gratuitas para incentivar os clientes a experimentarem diferentes rótulos e a conhecerem mais sobre os vinhos que você está oferecendo.


Copinho de doces para festa que pode ser utilizado para degustação


Copo dosador – acessório permite medir a quantidade correta de vinho por taça

Como calcular a venda de vinho em taça?

Para o cálculo do preço final da dose de vinho, sugerimos que considere o valor da garrafa no seu ponto de venda, acrescente de 10% a 20% deste valor (para cobrir os custos envolvidos no evento, como custo de serviço, gelo, custo logístico, etc) e divida pela quantidade de taças por embalagem. Por exemplo: uma garrafa de 750 ml pode servir 5 taças de 150 ml ou 6 taças de 125 ml.

Dica: Em eventos como feiras é comum encontrar chopp artesanal, busque oferecer uma taça de vinho de 150 ml pelo mesmo valor que um copo de chopp servido no local. Se posicione na mesma faixa de preço utilizando os produtos certos e você terá uma ótima rentabilidade!

Como divulgar meus produtos no evento?

Monte um cardápio com todas as opções disponíveis e imagem dos produtos. Divida seu cardápio em 3 preços: preço da garrafa, preço da taça e preço do refil.

Divulgue nas redes sociais, no Whatsapp, no site do evento e em outros canais de marketing que você está oferecendo essas opções. 

Dicas extras:
➢ O menos é mais: leve de 8 a 20 rótulos no máximo!
➢ Tenha promoções especiais somente para o evento (promovendo queima de estoque)
➢ Não sirva apenas vinhos de entrada (vinhos de alta gama aumentam o ticket médio)
➢ Identifique o público do evento e a época em que acontece: em dias quentes vinhos rosés, brancos e espumantes ganham maior destaque
➢ Tenha rótulos complementares com faixas de preços diferentes – escalonando preços você terá mais opções para o cliente, aumentando a variedade de rótulos disponíveis.


Vender vinho em taça em eventos pode ser uma excelente oportunidade para alcançar novos públicos, além de apresentar diferentes rótulos oferecendo uma experiência diferenciada a seus clientes. 

Gostou desse conteúdo? Comente e compartilhe as suas dúvidas e sugestões sobre o assunto.
Até a próxima! 🍷


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2 comentários

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  • Excelente, 👏👏 abre novos leques de idéias nestes varias aspectos de vendas, citados ai a cima. Pois bem, a venda de vinha nos trás um milhão de motivos para inovar, e crescer de forma extraordinária, basta aregassar as mangas e por em prática seus objetivos. E o Educa Vinhos, sempre nos surpreende com sias inovações e criatividade. PARABÉNS 🍷🍷🍷