5 ESTRATÉGIAS PARA CONQUISTAR NOVOS CLIENTES

Young man sitting at outdoor bar table having a glass of red wine and using his laptop

Conquistar novos clientes é o objetivo de todo e qualquer negócio, afinal, quanto maior o número de clientes, maiores são as chances de expansão do negócio e consolidação da sua marca no mercado. 

Para aumentar a credibilidade e reconhecimento do seu Negócio de Vinhos, se faz necessário o uso de boas estratégias de captação de clientes, levando em consideração as tendências de mercado e necessidades do seu público-alvo.

Mas você deve estar se perguntando: o que é a captação de clientes? 

A captação de clientes trata-se de um processo onde identifica-se o perfil do público-alvo, entra-se em contato por canais como Redes Sociais, E-mail, chamada telefônica, folder, dentre outros. Por meio deste contato você inicia um relacionamento com o possível cliente, direcionando para o fechamento de uma venda.

O objetivo é fazer com que o seu público-alvo tenha contato com o seu negócio, conheça os seus produtos e serviços e torne-se um cliente.

Saber como captar clientes é uma tarefa que vai muito além de apenas oferecer o seu produto. Pensando nisso, separamos 5 estratégias que auxiliarão você a se conectar com os seus potenciais consumidores. Veja a seguir.

  1. Comece respondendo a uma pergunta muito importante:

Qual é a missão do meu Negócio de Vinhos? 

Parece um pouco óbvio, mas será que você realmente tem clareza quanto aos objetivos do seu negócio? Espero que sim! Para uma estratégia de captação de clientes assertiva, é necessário identificar as características do seu empreendimento, conhecer os produtos que você vende, as dificuldades, os pontos positivos e o seu diferencial no mercado. 

  1. Foque na necessidade real do cliente

Não há melhor forma de conquistar um novo cliente do que mostrar que você pode ajudá-lo com uma necessidade ou desejo. Lembre-se de que o consumidor de vinho não busca apenas por um rótulo, mas sim, pela experiência que ele vivenciará com o seu produto ou pela forma como você resolverá uma necessidade dele. Se você apresentar ao consumidor o que ele realmente quer, as chances de torná-lo um cliente serão maiores.

E como descobrir o que ele quer? 

Através de uma pesquisa de mercado, onde são levantadas informações sobre as preferências do consumidor, para montar a persona do seu público-alvo, criando abordagens e mensagens personalizadas de acordo com as preferências de cada um.

Com a persona montada, será mais fácil direcionar as campanhas de captação, atraindo um público segmentado, com alto poder de conversão de vendas. O potencial cliente precisa ficar encantado para estar disposto a efetuar uma compra.

  1. Indicações de clientes fidelizados

A indicação é algo natural do ser humano. Quando vivenciamos boas experiências, costumamos compartilhá-las com nossos conhecidos. Portanto, garanta uma excelente experiência ao cliente.  Ter produtos de qualidade e oferecer um atendimento personalizado, fará com que, automaticamente, o seu cliente lhe indique para outras pessoas. 

Contudo, você também pode estimular essa indicação, convidando os seus clientes a compartilharem a experiência com os seus produtos nas redes sociais, marcando o perfil do seu negócio. Também é possível criar um programa de recompensa para as indicações dos seus clientes.  

Nesta linha de recompensas, entramos na próxima estratégia.

  1. Marketing de recompensa

O marketing de recompensas age diretamente na motivação do consumidor, que tem preferência por compras que entregam benefícios agregados ao produto. 

Na prática, pode-se aplicar recompensas como:

  • Desconto na primeira compra;
  • Compre um produto e ganhe outro;
  • Indique x amigos e ganhe um brinde;
  • Compras acima de x valor, ganhe um saca-rolhas, por exemplo.

Neste contexto, o objetivo é tornar a recompensa um aliado para aproximar novos clientes e engajar os já existentes.

  1. Tráfego pago

Tráfego Pago =  conduzir estrategicamente potenciais clientes até o seu E-commerce de vinhos ou Rede Social (Facebook e Instagram) por meio de anúncios publicitários.

As Ferramentas de tráfego pago mais conhecidas são:

Google Ads – É através deste tráfego que o seu anúncio aparece nos resultados de busca do Google, por meio das palavras-chave que você pagou. Essa plataforma permite a segmentação do público que você deseja atrair para o seu Negócio de Vinhos. 

Exemplo:  localidade, faixa etária, interesse por vinhos e afins.

Facebook Ads – Através desta plataforma é possível exibir os seus anúncios tanto no Facebook como no Instagram, seja no feed ou story do público-alvo. Essa plataforma também permite a segmentação do tipo de público que você deseja atingir.

Conteúdo para um anúncio assertivo:

  • Identifique os desejos e necessidades do consumidor de vinhos;
  • Faça anúncios verdadeiros, mostrando os reais serviços oferecidos pelo seu negócio;
  • Faça uso de uma linguagem simples, evitando termos técnicos relacionados ao consumo de vinhos;
  • Utilize imagens, vídeos e textos de qualidade, que despertem emoções e senso de urgência na mente do consumidor.

Não desista na primeira tentativa! A captação de cliente é um processo contínuo, que deve ser executado e aprimorado na rotina do seu Negócio de Vinhos.

E aí, qual dessas estratégias você já está aplicando?  

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