6 TÉCNICAS INFALÍVEIS PARA FECHAR AS VENDAS

Young man talking with a customers buying wine in a winery shop. Friendly salesman helping mature couple purchasing a bottle of wine at store.

Para você, empreendedor, tem sensação melhor do que fechar uma venda? 

Existem algumas técnicas de fechamento de vendas que podem te auxiliar a vender mais. Não se trata de uma fórmula mágica. São técnicas que podem contribuir positivamente para que as suas vendas sejam concretizadas, desde que a sua jornada de contato com o cliente tenha sido conduzida de forma assertiva. 

O que compreende essa jornada de contato? 

  • Conteúdo de valor que você compartilhou em seus meios de comunicação;
  • Respostas assertivas e proatividade no que diz respeito a resolver uma dor ou desejo do cliente;
  • Benefícios e vantagens que o seu produto proporciona;
  • Atendimento ágil, personalizado e humanizado.

O fechamento da venda é baseado nas ações certeiras que você aplica no seu Negócio de Vinhos. E nós sempre enfatizamos nos nossos conteúdos a importância de estar preparado, de conhecer o seu mercado, o seu público-alvo, estar informado sobre os atributos dos produtos que você vende e conhecer técnicas para o fechamento das vendas, sendo este último aspecto, o foco do nosso artigo de hoje. 

Siga conosco! Listamos 6 técnicas para você aplicar.

1- LINGUAGEM DE AÇÃO E URGÊNCIA

Existem algumas palavras-chave que contribuem com o fechamento das vendas, como: 

  • só hoje;
  • últimos dias;
  • últimas unidades;
  • a pronta entrega;
  • gelado, pronto para consumir;
  • compre agora e receba em até 24h;

São palavras que estimulam o cliente a dizer “sim”, sem pensar muito.

2- BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Você já enviou o seu catálogo de vinhos para o cliente conhecer os produtos, mas, além disso, é fundamental deixar claro os benefícios que ele terá. Por que ele deve comprar de você? O que você entrega de diferente da concorrência? Quais os benefícios de consumir determinado produto? 

Isso gera a sensação de que o cliente “precisa” comprar de você e garantir os benefícios e vantagens apresentados. 

3- ESCASSEZ

Ninguém quer perder o “imperdível, certo? Portanto, dê um prazo ao cliente para adquirir o produto. Utilize gatilhos de urgência, como últimas unidades, valor X por tempo limitado, etc. 

Não deixe o cliente pensar que pode adquirir o seu produto em qualquer momento. Reforce que a condição ofertada a ele não é rotineira. Se ele não efetivar a compra no momento da oferta, perderá os benefícios.

4- RESOLVA UMA DOR

Mostre ao cliente que o seu produto resolve uma dor dele. Por exemplo, você pode indicar um vinho que harmonize com o prato que o cliente servirá em um jantar; pode oferecer a entrega do produto na temperatura ideal, facilitando o consumo; pode apresentar condições facilitadas de pagamento, etc. 

Para utilizar essa técnica, é preciso, primeiramente, conhecer as reais necessidades de cada cliente. 

5- FAÇA PERGUNTAS OBJETIVAS

Faça perguntas ao cliente como se ele já estivesse decidido a comprar o seu produto. Exemplos:

  • Qual a forma de pagamento que você prefere?
  • Qual o melhor local para a entrega da sua compra? 
  • O produto adquirido é para presente? Qual embalagem você deseja?
  • Qual prato você servirá na ocasião? Vou lhe indicar o vinho perfeito! 

Estes tipos de perguntas geram um gatilho na mente do cliente, pois ele começa a visualizar situações com o fechamento da venda. 

6- APRESENTE OPÇÕES 

Nesta técnica, você apresentará diversas opções ao cliente. Ao conversar com ele, entenda os seus desejos e preferências. A partir daí, sugira opções de vinhos com: faixa de preço diferente, região produtora diferente, variedades de uvas, dentre outras.

O objetivo é mostrar que você pode entregar o produto que ele procura, na condição que mais se adequa ao momento dele. 

Essas técnicas apresentadas não têm como objetivo manipular o cliente, mas sim, fazer com que você se apresente de forma segura quanto ao seu negócio,  perante o cliente, para que ele se sinta atraído e confiante negociando com você. As técnicas precisam ser utilizadas com cautela, para não parecer que você está “empurrando o produto” ou “forçando a barra” com o cliente. Portanto, estude e aperfeiçoe a sua performance de vendas cada vez mais! 

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Forte abraço e até a próxima! 

2 comentários

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  • Desde que começamos com vcs maio de 2021, a gente só vendeu 6 garrafas de vinho…. Onde estamos falhando ?

    • Paula, qual o seu modelo de negócio? Quais estratégias de vendas você vem aplicando? Seu mix de produtos é baseado no seu diagnóstico de mercado? Se você é aluna EducaVinhos, tem acesso ao WhatsApp de Suporte ao Aluno. Nos contate por lá, vamos analisar o seu negócio e levantar os aspectos a serem implementados e/ou melhorados. Abraço!