CLUBE DE VINHOS: QUAIS AS VANTAGENS E COMO ABRIR O SEU

happy young couple celebrating moving into new home with champagne

Você sabe como criar um clube de vinhos? Ou melhor, você sabe quais as vantagens de inserir esta modalidade no seu negócio, para atrair e fidelizar clientes? Vejamos.

Um Clube de Vinhos nada mais é do que uma assinatura, onde o consumidor de vinho investe um valor mensal para receber rótulos diversos, no conforto da sua casa, periodicamente. Os produtos vendidos são os mesmos, o diferencial é a comodidade e experiências únicas. 

Atualmente existem diversos setores investindo nessa modalidade. É possível obter, na comodidade de casa, vinhos, jornais, revistas, roupas, eletrônicos e muito mais. Com o avanço tecnológico, os clubes de assinatura tornam-se cada vez mais flexíveis e personalizados, o que cativa o público consumidor. E é exatamente por isso que os empreendedores estão olhando com bons olhos para esta categoria.

Vantagens

Para você, empreendedor, é possível ter maior chance de fidelizar o cliente por criar um relacionamento a longo prazo.

Também é possível ter controle do estoque, sabendo a quantidade média de produtos que serão enviados para os assinantes.

Outra vantagem é ter maior previsibilidade do fluxo de caixa com o pagamento recorrente das assinaturas.

Já para o assinante, a maior vantagem é a comodidade de receber produtos personalizados, sem sair de casa e vivenciar uma ótima experiência.

Por onde começar? 

O primeiro passo para começar o seu clube de vinhos é identificar se os seus clientes possuem interesse neste tipo de serviço. Faça uma pesquisa através das redes sociais ou Google Forms. 

O segundo passo é conhecer o perfil do seu público-alvo. Quais os tipos de vinhos mais desejados? Quais as principais origens? Qual a faixa de preço? Após, segmente os clientes em grupos, conforme as preferências.

Você pode fazer uma seleção dos seus clientes que consomem vinhos com mais frequência. Estes são potenciais assinantes do seu clube de vinhos.

Além disso, é importante segmentar o nível de conhecimento de cada cliente: é um consumidor que está ingressando no mundo dos vinhos ou é alguém que já possui conhecimento e experiência com a bebida? Essa informação lhe ajudará na hora de personalizar os kits de vinho para cada grupo de clientes.

O terceiro passo é definir a programação ou periodicidade do seu clube de vinhos. Ele pode ser quinzenal, mensal ou bimensal. Lembre-se de levar em consideração a frequência de consumo dos seus clientes. 

O quarto passo é criar as temáticas do clube. Dentro do mundo dos vinhos existem diversos temas para você explorar, como:

  • vinhos brancos;
  • vinhos tintos;
  • vinhos portugueses;
  • vinhos do Porto;
  • vinhos orgânicos;
  • espumantes;
  • vinho laranja, etc.

O quinto passo é adquirir conhecimento sobre os vinhos que farão parte da assinatura. O ideal é que, juntamente com o vinho, você envie um material de apoio, contendo mais informações sobre o produtor, história, curiosidades, ficha técnica e sugestões de harmonização. Isso agrega muito valor ao seu serviço, pois você não está apenas entregando um produto, e sim uma experiência.

Dica: você pode acrescentar acessórios, alimentos não perecíveis, que harmonizem com o vinho da temática do mês, livros, material impresso com dicas de viagens, receitas, filmes e afins.

O sexto passo é definir como as entregas dos produtos serão feitas. Pode ser entregue por você, nas proximidades ou por transportadora, para distâncias maiores.

Quanto cobrar pela assinatura? 

Nesta etapa de precificação, é preciso alinhar o preço que você já cobra pelos produtos, somado aos custos adicionais, como frete/taxa de entrega, logística, marketing,  impressão do material de apoio, embalagem e demais custos. 

Para os assinantes que optarem por planos de assinatura bimestral, trimestral ou semestral, você pode oferecer descontos e/ou vantagens para cada assinatura.

Estes benefícios podem estimular o consumidor a fechar um plano de assinatura do seu clube por um tempo maior.

Lembre-se de facilitar para o cliente a forma de pagamento da assinatura.

Quantos participantes podem fazer parte? 

O ideal é que você tenha no mínimo 50 assinaturas no seu clube, para que seja viável a compra de produtos em maior quantidade.

Ps: Se você tiver um bom fornecedor parceiro, que lhe forneça bons descontos, mesmo em compras de menor quantidade, é possível começar o clube com menos de 50 pessoas.

Comece com o básico! Faça testes iniciais e identifique a aceitação dos seus clientes, para aplicar melhorias e novas estratégias. 

Não esqueça de que para ter um clube de vinhos é preciso estudar, e muito, o seu público-alvo, estratégias de marketing e divulgação. Isso serve para você “não dar um passo maior que a perna” e se decepcionar. 

O seu objetivo deve ser geral valor para o seu negócio, entregando kits especiais, somados ao conhecimento sobre o produto e comodidade. Lembre-se de que o consumidor está sempre buscando por novidades, portando, surpreenda-o! 

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6 comentários

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  • Apenas vi o anuncio na Internet, e estou lendo. Não entendo nada de vinhos. Mas conheço vinho desde criança, quando tinha, não sei se ainda tem, exposição em barracas de vinhos em São Roque. ( interior de São Paulo ). O melhor vinho q/ tomei até hoje foi , O { VINHO DO PORTO }. Gostaria de receber todas as informações. Quem sabe eu ache um bom negócio, vantajoso.

    • Estás no lugar certo, Rafael! O EducaVinhos tem como missão expandir a cultura e aumentar o consumo de vinhos no Brasil, através dos nossos conteúdos educativos, que ajudam apreciadores do vinhos, como você, a empreender neste crescente setor. Nos dias 12, 13, 14 e 15 de Julho realizaremos uma MasterClass (evento online e gratuito), onde você descobrirá as oportunidades ocultas do mercado de vinhos, não perca! Clique aqui para garantir a sua vaga.

      • Olá, gostaria de saber se ainda tem estes cursos e quando terá o próximo. Gostaria de participar! Obrigada

        • Olá Claudia, tudo bem? Temos sim! E os ingressos para nossa imersão continuam à venda! Para mais informações sobre nossos cursos disponíveis e nossa imersão entre em contato conosco através do Direct em nosso Instagram (@educavinhos) ou em nossa página no Facebook. Te esperamos!

  • Maravilha de matéria, estou iniciando meu negócio de vinhos, ainda não tenho muitos contatos de interesse, mas estou tentando fazer o melhor em meu Instagram, e essa matéria vai me ajudar muito num futuro que espero esteja próximo. Parabéns a equipe Educavinhos

    • Que maravilha!! Já comece a apresentar essa ideia aos seus clientes atuais, assim você pode começar a organizar as melhores estratégias para iniciar o seu clube de vinhos. 😉🍷