COMO AUMENTAR O TICKET MÉDIO DO SEU NEGÓCIO DE VINHOS

Se você acessou este conteúdo, provavelmente está buscando formas de aumentar o seu faturamento, certo? Neste artigo vou abordar um tema muito importante para o sucesso do seu negócio: o ticket médio.

Primeiramente, vamos entender o que é o ticket médio. Trata-se de uma das principais métricas para mostrar quanto um negócio fatura por cliente. Em outras palavras, é a média gasta por um cliente em sua compra, em determinado período.

Para calcular o ticket médio o processo é bem simples. Basta dividir o Total de vendas (faturamento bruto em R$) no período estipulado pelo Número de clientes ativos da sua base. Confira a fórmula:

Ticket Médio = Total de Vendas em X período ÷ Número de Clientes Ativos

Ter a informação sobre o ticket médio do seu negócio o ajudará a saber se as suas vendas tiveram um bom desempenho. Você pode fazer este cálculo mensalmente ou a cada dois meses. Se o ticket médio está crescendo, isso significa que os clientes estão consumindo mais, agora, se o ticket médio diminuir, é um alerta para você repensar nas suas estratégias de vendas.

Confira algumas ações para colocar em prática no seu Negócio de Vinhos e aumentar o seu ticket médio. 

Venda Casada

Além do vinho, faça sugestões de acessórios como saca-rolhas, corta-gotas e taças. Comidas prontas que harmonizam com vinho também são uma grande sacada, como torradinhas, queijos, patês, chocolates, etc. O segredo é entregar comodidade ao seu cliente, oferecendo produtos complementares ao que ele busca.

Atendimento personalizado

Procure entender a dor do seu cliente na hora de escolher um vinho. Leve soluções e praticidade para ele se sentir confortável e confiante com a escolha. Entenda os seus gostos e preferências, para acertar na hora da indicação do vinho. Isso faz com que o cliente te procure e retorne mais vezes.

Crie promoções estratégicas 

Fique atento às datas comemorativas, feriados e explore as estações. Foque em trazer mais pessoas para seu negócio de vinho e veja quais ações você pode fazer sem atrapalhar as suas finanças.

Revise constantemente sua lista de vinhos

Para ter um portfólio eficaz você deve estar sempre atento aos vinhos que saem mais e menos. Faça análises mensais e avalie se vale a pena seguir ou não com determinados rótulos. Outra dica é identificar o perfil dos seus clientes, para saber quais rótulos ter em seu portfólio. 

Crie um programa de fidelidade 

Valorize quem está sempre junto contigo! Essa ideia visa recompensar seus clientes assíduos e incentivar clientes que estavam inativos a consumirem mais. Crie uma recompensa bacana, pois quanto mais eles compram, mais rápido chegam ao prêmio prometido.

Ofereça facilidade no pagamento

De nada adianta o seu serviço/produto ser atrativo se ele não for acessível. Portanto, ofereça variados meios de pagamento facilitados para os seus clientes.

Colocando em prática essas poderosas estratégias, você consegue aumentar as vendas e atender mais necessidades dos clientes que você já tem, ao invés de apenas aumentar o faturamento tendo que atrair novos clientes.

Até a próxima!

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