COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DE VINHOS PELAS REDES SOCIAIS

Young bearded sommelier blogger sitting on sofa with a glass of red wine is smiling into a camera in a brightly lit room.

Conforme estudos, no Brasil há cerca de 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que representa 66% da população brasileira. Portanto, no canal digital há muitas oportunidades para você que deseja empreender com vinhos, concorda?

A regra de ouro para você que deseja empreender, seja pelas Redes Sociais (Social Commerce) ou por qualquer outro canal é: tenha foco! 

O seu foco é ter um Negócio de Vinhos altamente lucrativo? 

Se a sua resposta for sim, venha comigo que vou te mostrar os passos necessários para alcançar este objetivo.

Conheça o perfil do seu público-alvo

O primeiro passo ao empreender é conhecer o público que você deseja atender. Comece realizando uma pesquisa na sua região de atuação, identificando aspectos relevantes para a definição do seu modelo de negócio, como tipos de vinhos mais consumidos, faixas de preço, as necessidades dos consumidores, etc. Confira o artigo Como fazer uma análise de mercado para iniciar o seu negócio de vinhos, onde eu ensino como elaborar uma pesquisa de mercado, para melhor direcionar a estruturação do seu negócio. 

Escolha bons fornecedores

Ter produtos de qualidade é essencial para o sucesso do seu Negócio de Vinhos, a fim de satisfazer os seus clientes. Portanto, este quesito é indispensável na hora de escolher um fornecedor.

Além de qualidade, um bom fornecedor precisa ter boas políticas comerciais, como, por exemplo, aplicar “x” valor para atacadistas e varejistas e “y” valor para consumidor final, garantindo que todos os envolvidos não fiquem em desvantagem e que os consumidores encontrem preços parecidos ao comprar diretamente com o fornecedor ou com um revendedor.

Antes de finalizar uma compra, pesquise as margens que você poderá aplicar sobre os produtos oferecidos e se os mesmos atendem a demanda do seu público-alvo. Um markup saudável deve estar entre 40% e 70% sobre o valor de custos totais. 

Outro aspecto importante é estar informado sobre os impostos exigidos para o Estado que os fornecedores se localizam, visto que os impostos variam de Estado para Estado. São eles: ST, Difal, ICMS, etc.

Entenda o funcionamento de cada rede social

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais, basta conhecer a funcionalidade de cada uma e escolher as que mais se adequam ao seu negócio.

Cada rede social tem seu público-alvo e seus objetivos. Você pode escolher uma ou duas para começar, como Facebook e Instagram.

Se você estiver presente no Instagram, por exemplo, utilize estratégias, como:

  • Transformar seu perfil em uma conta comercial, pois assim você terá acesso à  métricas e tem conexão com o Facebook;
  • O Link do WhatsApp deve ser inserido na BIO do perfil do seu Negócio, facilitando o contato do cliente;
  • Tenha uma BIO objetiva e clara,. Em poucas palavras, resuma seu propósito e serviços oferecidos;
  • Vídeos são a sensação do momento. Faça uso deles para apresentar o seu Negócio de Vinhos.
  • Nos vídeos sempre direcione o discurso da venda para o link na Bio ou Direct;
  • Produza conteúdos relevantes e com regularidade. Para programar as postagens, você pode fazer uso de Apps de posts, como mLabs.
  • Poste conteúdo com boas fotos e estética. Para isso, você pode utilizar recursos de edição gratuitos, como o Canva.
  • Use as hashtags (#)  que tenham conexão, aumentando o alcance das suas postagens;
  • Faça lives frequentes e com conteúdos relevantes, voltadas ao interesse do seu público alvo;
  • Entenda o melhor horário de seu público alvo.

Crie um perfil de valor

Poucas coisas agregam tanto valor a um negócio como aquilo que você conta para seu cliente. Não precisa saber tudo sobre vinho, mas saiba tudo sobre o vinho que você estará vendendo.  Você precisa elevar o nível de consciência do seu público: como beber vinho, como segurar a taça, dicas de harmonização, etc. Resolva os problemas e as dificuldades deles através do seu conteúdo!

Faça uso de uma linguagem simples, de fácil compreensão. Evite o uso de muitos termos técnicos, e abandone o hábito de querer “falar difícil”.

Crie uma programação de postagens para manter a regularidade e aumentar o seu engajamento.

Veja alguns exemplos de conteúdos que geram valor ao seu Negócio de Vinhos:

  • Sabe como eu descobri esse vinho? falar do país, estado, região, etc.
  • Sabe porque esse vinho é o queridinho dos famosos?
  • Sabe porque eu considero esse um dos melhores vinhos nacionais?
  • Sabe porque essa é a melhor temperatura para servir este vinho?
  • Como o vinho tal foi elaborado? 
  • Esse vinho tal passou por barrica de carvalho? Ele envelhece na cave?
  • Com que pratos o vinho combina? E por que?

Todos estes conteúdos sobre vinhos e produtores estão disponíveis na internet e redes sociais, e claro, você também pode obter ainda mais curiosidades entrando em contato diretamente com os fornecedores. 

Interaja com o cliente

Esteja sempre atento ao perfil do seu negócio. Responda a todas as mensagens e comentários. Foque em sanar todas as dúvidas e oferecer um atendimento personalizado para cada cliente, podendo assim melhor atender os desejos de compra de cada um.

Capriche na entrega 

Se você não for o responsável pela entrega dos produtos ao cliente, tenha parceiros de confiança, que farão a entrega dos seus produtos com responsabilidade. Utilize embalagens bonitas e resistentes, isso agrega valor ao seu produto.

Dica: envie junto com a compra um cartão de agradecimento. Inclusive, você pode oferecer um benefício para o cliente que efetuar as próximas compras. Essa é uma maneira de estimular a recompra e fidelizá-lo.

Invista no pós-venda

Essa é uma etapa fundamental, que definirá se um consumidor se tornará seu cliente. O serviço pós-venda inclui ações que você realizará para manter o vínculo com aquele consumidor que adquiriu os seus produtos. Esta interação tem como finalidade gerar confiança e motivação nestes clientes, a fim de fidelizá-los.

Após a venda, espere alguns dias e entre em contato para saber como foi a experiência do cliente com os seus vinhos. Isso mostrará empatia, fazendo com que o cliente sinta-se valorizado. 

Anotou tudo? Colocando em prática os passos acima mencionados, você estará pronto para iniciar as suas vendas pelas Redes Sociais. Mãos à obra! 

Se quiser ter acesso a mais estratégias para o sucesso de um Negócio de Vinhos, acompanhe as aulas da Semana da Arte de Vender Vinhos, de 16 a 22 de maio, onde  você aprenderá como tirar de vez do papel a ideia de ser dono do seu Negócio de Vinhos e faturar de 10 a 40 mil reais por mês!

As aulas ficarão disponíveis até o próximo domingo, dia 22 de maio. Clique aqui para assistir. 

Forte abraço e bons negócios! 

1 comentario

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  • Bom dia, eu moro na Itália e desde 2006 trabalho no setor de vinhos, eu gostaria de vender curso de vinho italiano no Brasil, tenho muita experiência e muita vontade de transmitir meus conhecimentos, tenho um sonho de rodar todas as capitais do Brasil para transmitir minha experiência , estarei me programando para 2023 fazer isso.
    Se vcs quiserem podemos conversar
    Meu Whatsapp +393271989235