COMO VENDER VINHOS PELA INTERNET

Aqui eu te dou dicas valiosíssimas de como impulsionar as suas vendas de vinho via Redes Sociais!

As Redes Sociais contam com um bilhão de usuários. O Instagram tem se revelado uma plataforma essencial para vendas. Além do Instagram Shopping, você também pode atrair seguidores para se tornarem clientes, seja convertendo para uma lista ou grupo de WhatsApp ou por captação de cadastros em E-mail marketing. 

Para te ajudar nessa tarefa e conseguir mais vendas através do canal digital, listei algumas dicas práticas para aumentar a sua performance com vinhos: 

Divulgue seu perfil nas redes sociais para sua base de clientes

Se possui um restaurante, loja física ou online, já com uma base de clientes e está apenas começando no Instagram, a primeira coisa que deve fazer é divulgar seu perfil aos seus contatos. Outra ação é divulgar para os seguidores que você já possui na sua conta pessoal do Instagram (amigos, conhecidos, etc). 

Invista na criação de uma descrição perfeita

Sua biografia do Instagram não deve ser negligenciada. Ter um bom perfil é uma boa maneira de atrair novos seguidores e ser encontrado nas buscas do Instagram. Vale lembrar que as opções para inserir links externos no Instagram é limitada e, principalmente no começo, ficará restrita à bio do seu Instagram. Assegure-se de que seu perfil tenha uma descrição clara e objetiva, que mostra aos seguidores seus principais diferenciais (Delivery Rápido, produtos exclusivos, origens etc…)

Saiba o que e quando publicar

As divulgações recorrentes visam mais a construção de um público-alvo engajado com o seu Negócio de Vinhos. Para isso, você deverá criar um conteúdo de valor, que chame a atenção dos seguidores. Conte a história do seu negócio, fale sobre os produtos/produtores, inclusive você pode dar dicas de harmonizações com os seus vinhos. Lembre-se de aparecer nas publicações, tornando o seu perfil mais humanizado. Pessoas compram de pessoas!

Já as divulgações esporádicas visam ofertas de tempo ou disponibilidade limitada. Crie promoções chamativas, utilizando estratégias, como a escassez, por exemplo (número limitado de garrafas, tempo limitado, etc).

Não deixe os stories de lado

Os stories são essenciais para aumentar o engajamento dos seus seguidores com sua marca. Além disso, o formato permite uma série de conteúdos que não podem ser publicados no feed do Instagram. Vale notar também que os stories ficam posicionados antes mesmo das publicações, ou seja, são mais fáceis de acessar do que posts no feed. Use os stories para fazer promoções relâmpago, convites para lives ou bastidores da sua loja física ou virtual de vinhos. 

Conteúdo em vídeo

O aplicativo e plataforma do Instagram é uma oportunidade para impulsionar seu perfil. Através do canal que permite a publicação de vídeos mais longos na plataforma, você pode publicar conteúdo diferente do que é permitido tanto no feed quanto nos stories. Você pode criar vídeos otimizados para celulares, mostrando lançamentos de rótulos, vídeos da região produtora, menções do enólogo, criando tutoriais e vídeos com dicas de como harmonizar vinhos ou até mesmo respondendo a dúvidas comuns dos consumidores de vinhos.

Crie uma lista de transmissão no WhatsApp

Para oferecer um atendimento mais prático e otimizado, você pode direcionar os seus seguidores para o WhatsApp, inserindo-os em uma lista de transmissão. A lista de transmissão é um recurso do aplicativo que possibilita o envio da mesma mensagem para até 256 contatos de uma vez. Ao criar a sua lista de transmissão para a venda de vinhos, explique o propósito de seu projeto, catálogo de produtos e dando uma vantagem para os mais próximos (Ex: Na indicação de três clientes ganha X % de desconto na próxima compra).

E o principal conteúdo relevante

Programe um calendário de posts com conteúdo que tenha relevância, frequência e consistência. Se sua equipe se resume a você, programe seus posts usando aplicativos que agendam seus posts, como o MLabs. Caso não tenha agência de comunicação use o Canva.

O que era um simples canal para publicação de fotos, tornou-se uma ferramenta poderosa para fazer negócios. Aproveite este canal digital para promover a sua marca e aumentar a procura pelos seus produtos.

Forte Abraço!

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