ESTRATÉGIAS DE PREÇO PARA ATRAIR MAIS CLIENTES

As estratégias de precificação são utilizadas para definir o preço dos seus produtos de forma que gere mais vendas e lucro para o seu negócio. 

Existem muitos métodos alternativos de precificação para chamar a atenção dos consumidores. Fazer uso deles se tornou algo comum no mercado, devido ao seu retorno positivo aos negócios.

Ao aplicar uma promoção, você altera a percepção do cliente em relação ao preço de determinado produto. Gatilhos psicológicos são ativados no subconsciente dele, direcionando-o à compra do seu produto por enxergar uma “vantagem” nele. 

Confira no artigo de hoje algumas dessas estratégias e como aplicá-las no seu negócio de vinhos. 

👉 Valor quebrado (0,99)

Certamente você já percebeu que grande parte do que você compra possui preços com os centavos 0,99 aplicados. O objetivo desse método é confundir o “00” com o “99”, “diminuindo” o preço na percepção do consumidor. 

Mas isso tem uma explicação científica: o nosso cérebro está acostumado a priorizar o primeiro número do preço, dando menos atenção aos centavos; exemplificando, para o cérebro do seu cliente, um vinho de 49,99 é menor do que um de 50,00, embora este 1 centavo seja insignificante para o bolso dele.

👉 Parcelas

Esse é outro método que mexe com o psicológico dos consumidores. Dividir o valor em parcelas traz a ideia de que o produto não é tão caro quanto parece, embora ao parcelar uma compra, normalmente há cobrança de juros pelas empresas de crédito ou pelo próprio lojista. O parcelamento faz com que o consumidor pague um valor pequeno por parcela, dando a impressão de baixo custo. Portanto, se você possui capital de giro no seu Negócio de Vinhos, faça uso dessa estratégia, parcelando as compras dos seus clientes.

👉  Menor preço, maior quantidade

O segredo dessa estratégia é que ela apresenta ao consumidor a sensação de uma compra com vantagem. Um exemplo disso é o ‘pague 2 garrafas e leve 3’, “ segunda garrafa pela metade do preço” ou “compre uma garrafa e ganhe x% de desconto na próxima compra”.

👉 Escassez

Ao precificar um vinho com um valor abaixo do normal por determinado período, ou limitar o número de garrafas disponíveis causa um sentimento de escassez ou urgência no psicológico do consumidor. Isso acontece porque o cérebro humano associa a escassez do produto com o seu valor, tornando-o mais atraente. Para fazer uso dessa estratégia, você precisa conhecer o gosto pessoal dos seus clientes, quais os vinhos que mais chamam a atenção deles e podem ter uma crescente nas vendas submetidas à escassez.

Importante: não torne essas estratégias de precificação rotineiras no seu Negócio de Vinhos, pois deixará de ser uma  novidade, não causando mais impacto no psicológico do cliente. Lembre-se do método da escassez e aplique as estratégias de precificação intercaladas com o preço normal de venda dos seus vinhos. 

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