O objetivo de todo negócio é atingir o maior número de clientes e escalar a sua marca no mercado, certo? A exposição das marcas tem-se tornado uma ação que necessita de estratégias e muitos esforços conjuntos para chamar a atenção dos consumidores. Há diversas formas de trabalhar a comunicação de uma marca, porém, cabe a cada empresa buscar os canais e ferramentas que mais fazem sentido para seu público.
Com o avanço tecnológico, a internet está dominando a forma de fazer negócios, fazendo com que a presença no digital torne-se indispensável para todos os segmentos. E para o setor do vinho, não é diferente.
Atualmente, passamos muitas horas conectados nas redes sociais e o seu público-alvo certamente também está presente neste canal. Isso significa que, para que a sua marca tenha visibilidade e cresça no mercado, é necessário ter presença nestas redes.
A sua marca precisa estar onde o seu público-alvo está.
As mídias sociais são tão importantes quanto os métodos tradicionais de marketing (anúncios em jornais, folder, etc). Lembre-se de que cada rede social possui suas características e funcionalidades, que geram resultados dependendo do tipo de negócio que você possui.
Veja abaixo o que você pode fazer para garantir que sua empresa tenha uma ótima visibilidade e crescimento no canal digital.
O Instagram é uma ótima rede para quem trabalha com produto físico, como é o caso do vinho, visto ser uma rede social muito visual. Aproveite para mostrar os detalhes dos seus rótulos, através de boas fotos. Para isso, não é necessário ter uma câmera profissional, basta estar atento a alguns detalhes, como iluminação e o fundo das fotos.
O Instagram também é um excelente canal para gerar valor para a sua marca, através de conteúdos de valor, com dicas de vinhos, curiosidades, indicações, harmonizações e afins. Também é possível criar proximidade com o seu público-alvo, através das caixinhas de perguntas e enquetes dos stories.
O Facebook é voltado para o compartilhamento de informações, seja links para o seu site, E-commerce ou blog. Pode também ser utilizado para a promoção de anúncios pagos dos seus vinhos. Além disso, possui um canal de atendimento integrado, o Messenger, que pode ser automatizado para um processo de atendimento rápido, para tirar dúvidas de clientes e realizar as suas vendas.
Outras Redes Sociais
Existem outras redes sociais que podem ser aliadas para a promoção da sua marca, como o LinkedIn e o YouTube.
O LinkedIn é uma rede focada em negócios, principalmente se você atua no B2B ( empresa vende o produto/serviço para outra empresa), pois através desta rede é possível fazer conexões com outras pessoas/empresas desse ramo de negócio. Além disso, essa rede é repleta de atualizações e tendências do setor.
No LinkedIn também é possível compartilhar artigos, de 5 a 7 parágrafos, com temas diversos, que tenham conexão com o seu negócio e sejam relevantes para o seu público-alvo.
Já o YouTube é uma rede para quem deseja compartilhar conteúdos mais longos e abrangentes, em formato de vídeos. Você pode gravar vídeos com dicas de harmonizações com os seus vinhos e contar curiosidades e a história por trás dos produtos que você vende. Se você visitar algum produtor, que tal compartilhar a sua experiência através de vídeos? Use a imaginação!
Outra dica bacana para YouTube é promover lives, divulgando promoções relâmpago ou entrevistas com algum convidado do setor (produtor de uva, enólogo, sommelier, etc).
“Fale a língua do povo”
Você certamente já ouviu essa expressão, não é mesmo? Para promover o crescimento da sua marca, é essencial que a sua comunicação seja clara para quem está consumindo o seu conteúdo digital. De nada adianta você utilizar termos técnicos, palavras difíceis e muita formalidade, pois isso pode afastar os consumidores, por se sentirem intimidados com tantas informações desconhecidas. Seja claro, simples e objetivo.
Tenha um calendário de conteúdos
Mantenha a frequência e a constância nas suas postagens, independente das redes sociais que você estiver presente. Mas lembre-se sempre de que o mais importante é a qualidade dos conteúdos e não a quantidade. As suas publicações precisam fazer sentido para quem lhe acompanha.
A solidificação da sua marca no mercado é uma etapa importante – se não a mais – para o crescimento do seu negócio de vinhos. Quando sua marca tem uma presença uniformizada nos canais digitais, os clientes sentem-se familiarizados com ela, e passam a ter preferência pela sua marca com o tempo, tornando-a referência no ramo de atuação.
Agora, anote essa dica de ouro: proporcione aos seus clientes a melhor experiência com vinhos possível! Acompanhe a satisfação deles. Essa é uma forma de zelar pelo nome da marca!
Concluindo, para que um Negócio de Vinhos cresça exponencialmente, alguns hábitos e mudanças precisam ser colocados em prática pelo empreendedor. Não se acomode!
Anotou todas as dicas? Bora colocá-las em prática e impulsionar o crescimento da sua marca!
Até a próxima!
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