O que eu faria se estivesse começando um negócio de vinhos hoje!

Você pensa em abrir o seu negócio de vinhos mas ainda tem dúvidas de como começar e quais direcionamentos seguir?

Neste artigo vou compartilhar algumas das estratégias que eu usaria se estivesse começando um negócio de vinhos hoje! 

Desde pesquisas de mercado a cuidados na seleção de fornecedores, passando por estratégias assertivas e um excelente serviço ao cliente, vou fornecer algumas dicas valiosas para te ajudar a construir um negócio de vinhos bem-sucedido e lucrativo. 🚀

  1. Pesquisaria os canais de venda que ainda não estão sendo explorados na minha região:

Uma das primeiras coisas que eu faria é pesquisar quais canais de venda estão sendo utilizados na região, buscando identificar quais podem ser explorados para ampliar minha presença no mercado.

Exemplos: delivery de vinhos (com entrega rápida e eficiente, oferecendo rótulos climatizados como um diferencial de serviço), bar de vinhos, loja física com atendimento especializado, show room de vinhos, ou social commerce (negócio de vinhos nos canais digitais, realizando vendas via redes sociais e Whatsapp).

  1. Analisaria os nichos de produtos nos quais há pouca oferta na minha região:

Outra estratégia importante para começar um negócio de vinhos é analisar os nichos de mercado que ainda não foram explorados em minha região. 

Identificar estilos de vinho com pouca oferta pode ser uma ótima oportunidade para destacar sua empresa e conquistar um público fiel.

Para começar, faça uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de vinho na sua região e identifique as tendências que ainda não estão sendo exploradas. 

Por exemplo: pode haver uma demanda crescente por vinhos orgânicos, veganos ou sem álcool. Ou talvez exista uma carência de vinhos produzidos em uma região específica do mundo. Identifique as oportunidades e ofereça a seus clientes!

  1. Faria a seguinte pergunta: Como posso me diferenciar? Com quais serviços ou produtos? 

Primeiramente, eu “mostraria a minha cara” e começaria a interagir com os meus potenciais clientes. As pessoas gostam de ver quem está por trás do negócio, pois sentem mais segurança para comprar.  

O modelo de venda via social commerce (mídias sociais) é o mais fácil e com menor custo para essa aproximação.

Também pensaria em promover eventos de degustação em um ambiente descontraído e divertido. Isso pode ser feito presencialmente ou através de videoconferência. 

  1. Seria estratégico e criterioso na hora de escolher os meus fornecedores!

Não ofereça aos seus clientes “mais do mesmo”! Trabalhe com fornecedores diferenciados que não estão presentes na sua região. Isso vai te proporcionar um markup maior, e você não estará competindo com grandes redes de supermercado. 

Hoje, no Brasil, existem mais de 60 mil rótulos de vinho, que podem ser explorados através do seu diferencial: sua história, origem e características! Aproveite! 

Anotou todas as minhas dicas? Então agora é colocar a mão na massa e fazer o seu negócio de vinhos acontecer!

Forte abraço! 🍷


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