Tendências e inovações no mercado de vinhos e como elas podem diferenciar o seu negócio

O aumento da preocupação dos consumidores com a saúde, o meio ambiente e a busca por um estilo de vida mais saudável nos últimos anos, trouxe ao mercado de vinhos novas tendências e inovações.

As embalagens de vinho vêm passando por mudanças significativas, e novas tendências estão surgindo para atender às necessidades dos consumidores e do mercado, que estão cada vez mais conscientes sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, buscando embalagens sustentáveis como garrafas de vidro reciclado e vinhos em lata (que são 100% recicláveis).

Entre as opções, o bag in box  (embalagem composta por uma bolsa plástica dentro de uma caixa de papelão, com capacidade que varia de 2 a 5 litros), ganha destaque pela sua praticidade e durabilidade, além de ter menor impacto ambiental, afinal, apenas 1 bag in box, substitui até 6 garrafas de vidro.

As garrafas pet também ganharam força nos últimos anos, pois além de econômicas e sustentáveis, são mais leves e uma ótima opção para grandes eventos como shows, festivais e comemorações.

Outra frente que vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras são produtos mais saudáveis e com menos aditivos.

Entre as principais tendências, os vinhos veganos, produzidos sem a utilização de produtos de origem animal durante todo o processo de fabricação, ganham destaque entre consumidores que buscam uma alternativa mais sustentável e com menor consumo de produtos de origem animal.

A disponibilidade de vinhos sem sulfito vêm aumentando, facilitando o acesso desses produtos a pessoas que possuem sensibilidade a este conservante e até mesmo entre consumidores que buscam rótulos sem aditivos químicos.

Vinhos com menor graduação alcoólica conquistam cada vez mais novos consumidores, não somente aqueles que buscam por hábitos mais saudáveis, mas também por serem mais leves e fáceis de beber, acompanhando perfeitamente ocasiões mais descontraídas como encontros ao ar livre e dias mais quentes.

Além disso, uma tendência em crescimento é o consumo de vinhos sem álcool, que são produzidos primeiramente como um vinho convencional, e posteriormente é utilizada técnica específica para retirar todo o álcool da bebida, mantendo seus sabores e aromas.

Quantas dessas inovações já estão disponíveis no seu portfólio?

Estar atento às tendências e inovações do mercado é fundamental para o seu negócio de vinho. Afinal, entendendo as necessidades e preferências dos consumidores é possível identificar oportunidades de crescimento e se diferenciar no mercado. 

Até a próxima!


Você quer acelerar o crescimento do seu negócio de vinhos? Então participe do maior evento presencial de empreendedorismo no mercado de vinhos do país! 🚀

A 5ª Imersão Profissionais do Vinho acontecerá de 28 de abril a 01 de maio de 2023, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo e vai reunir as maiores referências do mercado de vinhos do Brasil.

Não perca tempo e inscreva-se agora: https://imersao.educavinhos.com.br

4 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • Venha fazer parte da nossa comunidade, José Carlos! Sendo nosso aluno você terá todo o suporte do Diego e toda equipe EducaVinhos para que seu sonho se torne realidade ainda este ano. Te esperamos!

  • Bem começando acredito que já estou, a partir do Momento que eu decidi fazer o Curso Profissional de Vinho 🍷 do Educavinhos foi sim o primeiro passo, nunca havia feito algo sem concordar com Meu Esposo e Filhos. Mas por incrível que pareça iniciei, já comecei as Minhas compras, claro em pequena quantidade. Mas acredito que ninguém construí uma casa começando do telhado . Ah estou estudando o nome, mas sim, depois pedirei socorro para o Educavinhos se caso necessário, o que eu eu quero e bem simples. Mas irei Encantar com um Sonho Encantador. Vinho 🍷, cestas e chocolate 🍫.

    • Olá Célia, é isso aí! Comece de uma forma leve e vá crescendo aos poucos! Conte conosco durante toda sua caminhada, esse é só o começo! Vamos juntos! 🍷🚀