UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA PARA O SEU NEGÓCIO DE VINHOS

Olá Profissional do Vinho! Espero que você esteja bem!

Como tem sido para você e seu negócio neste período de pandemia?

Não sei se você concorda comigo, mas a ideia de planejar ações de marketing para 1 ano ou mesmo 6 meses não é mais possível.

O comportamento no digital e as mudanças constantes nas redes sociais não toleram mais o famoso “planejamento tradicional”.

Precisamos agir rápido e estar abertos ao novo. De novo e de novo.

Os negócios que querem se manter vivos precisam estar sempre antenados nas tendências e oportunidades do mercado digital. E quer saber? É muito mais fácil do que você imagina, e estou aqui pra te ajudar!

Confira as 4 tendências gerais que afetam as formas como o marketing é realizado

1) A Covid-19 mudou fundamentalmente as jornadas do consumidor;

2) Os mercados estão exigindo inovação mais rápida e criativa;

3) A pandemia acelerou a necessidade de estratégias sobre geolocalização;

4) O marketing dependerá ainda mais fortemente de dados e análises.

Para completar, o varejo digital de vinhos cresceu 231% nos últimos três anos e em 2020 o aumento foi de 40% nas vendas de vinhos online, só no Brasil.

O digital está em alta, como venho passando em nossas aulas, mas não irá anular o comércio físico de vinhos, e sim será um complemento. Confira a aula “O Futuro do E-Commerce de Vinhos no Brasil“.

Acredite, o digital não fechará sua loja ou restaurante e sim será seu maior aliado, mas aja rápido, não fazê-lo sim é um perigo.

A melhor parte: não é mais necessário começar com uma loja online perfeita e toda estruturada. Isso é um investimento pra depois. Comece pequeno, com as ferramentas gratuitas que o mercado já oferece: WhatsApp Business, Instagram, Aplicativos de delivery. Você só precisa fazer um catálogo de vinhos virtual e arrasar nas vendas!

Ter presença online independe do seu tamanho, segmento ou bolso. É obrigatório ir para esse ambiente, agora é uma questão de sobrevivência.

“Mas Diego, sou pequeno para concorrer com os grandes e-commerce, não vou ter a mínima chance!” 

É aí que você se engana! Competir com os grandes, meu amigo, é questão de tempo e persistência. Mas você já parou para pensar que não utilizar os recursos digitais já lhe tira do jogo quando seu próprio cliente busca seu produto na web? Quanto mais pontos de contato entre você e seu consumidor maiores as chances de vender e se relacionar com ele! 

Sua loja pode não concorrer em preço, em tecnologias digitais, mas dar o primeiro passo é ter uma opção online para seus clientes pode diferenciá-lo localmente. Sendo assim: Para competir local você precisa ser digital.

Se você ainda não começou, comece no digital, e se já tem loja física, comece a apostar no online e pare agora mesmo de perder vendas!  

Bora pra cima!

2 comentários

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  • Como faço para conseguir o contato com os fornecedores nacionais e importados
    Outrossim
    Posso iniciar como MEI
    ???

    • Sim! Você pode iniciar o seu Negócio de Vinhos enquadrado como MEI. Participe da Semana da Arte de Vender Vinhos. Lá você vai aprender como ter os melhores fornecedores parceiros para o seu negócio. Clique aqui para participar!