O QUE DIZER QUANDO O CLIENTE FALAR: “VINHO BOM É VINHO CARO”

Você, um revendedor de vinhos, já escutou a frase “Vinho bom é vinho caro”? O que responder quando um cliente lhe disser isso? 

Por trabalhar com vinhos, você sabe que alto preço não é sinônimo de qualidade. Sabe  muito bem que existem excelentes vinhos com preços acessíveis, bem como vinhos caros com baixa qualidade.

É bem provável que o cliente que lhe disser algo nesse sentido ainda não tenha em mente que vinho bom é aquele que agrada o paladar dele, independente do preço que custar. É sua função ajudá-lo a compreender isso. Mas de que forma?

👉 A melhor maneira de superar essa barreira com o teu cliente é fazer com que ele prove vinhos bons e baratos!  Reúna seus potenciais clientes e promova uma degustação dos vinhos com custo-benefício que estão no seu catálogo. Pode ser na sua loja física, se possuir ou num espaço seu ou de parceiros,  como restaurantes, por exemplo. Durante a degustação, explique sobre o produto, faça com que o cliente sinta a experiência que aqueles vinhos proporcionam.

Jantar Harmonizado SUBLIME Ristorante, Juiz de Fora, MG – Aluno EducaVinhos.

👉 Outra maneira é fornecer pequenas amostras destes vinhos para os clientes. Compre garrafinhas de 50ml ou 100ml,  por exemplo, abra uma garrafa do vinho que você quer promover e distribua nas garrafinhas menores. Entregue junto com a amostra uma descrição daquele produto e sugestões de harmonizações. Não se esqueça de entrar em contato com o cliente perguntando o que ele achou!

Importante: oriente o cliente a consumir a amostra no mesmo dia, para não perder a qualidade do produto.

👉 Quando não for possível abrir e oferecer uma prova do vinho ao cliente, busque estar bem informado sobre o vinho: 

  • Quem é o produtor?
  • Quais são as principais características dos vinhos daquela região?
  • Como o vinho é avaliado no Mercado? 
  • Alguma pessoa influente no Mundo dos Vinhos já degustou aquele rótulo? Qual foi a sua percepção? 

👉 Use as REDES SOCIAIS a seu favor. Grave conteúdos falando sobre os seus vinhos de custo-benefício. Faça lives com os produtores e com pessoas influentes na área, degustando os vinhos ao vivo e apresentando as características desses vinhos aos clientes. Para os consumidores, estas pessoas são autoridades no assunto e a opinião delas é muito válida!

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Forte abraço!

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