DELIVERY DE VINHOS – VOCÊ AINDA TEM DÚVIDAS?

O Delivery é um modelo de venda ágil para quem está começando um negócio de vinhos e quer expandir rapidamente seu faturamento. Tudo por causa da tão valorizada COMODIDADE que o cliente tem de receber a bebida no conforto de casa. 

Existem duas formas de ter um delivery de vinhos:

  1. Delivery via Marketplace 

Você cadastra sua lista de vinhos em plataformas prontas: Ifood, UberEats, Delivery Much, etc e recebe os pedidos de clientes através delas.

Vantagens 

Visibilidade: com o marketplace você terá uma rápida presença online, com a possibilidade de atingir um maior número de pessoas, pois a base de usuários cadastrados nestes aplicativos hoje, é muito grande. 

Retorno: A plataforma será uma vitrine do seu estabelecimento, aumentando a visitação nas redes sociais de seu negócio de vinhos.

Gerenciamento: é muito fácil gerenciar os pedidos, estoques, pagamento, visualização de produtos, promoções, tempo de espera. Isso também faz o cliente se sentir mais seguro caso ainda não conheça seu negócio.

Desvantagens

As taxas de pagamento – as vantagens acima são ótimas, mas tudo na vida tem um preço, e neste caso podem variar de 10% a 30%. Uma dica: aplicativos menos conhecidos geralmente possuem taxas mais atrativas.

Não ter acesso direto ao cadastro dos clientes – as informações do cliente ficam retidas com a plataforma.

  1. Delivery Direto 

Aqui você recebe os pedidos direto por suas redes sociais, como WhatsApp, Instagram, Facebook, etc;

Vantagens

A grande vantagem é se comunicar direto com o cliente, e poder trabalhar sua fidelização, através de um contato mais próximo e atencioso. Além disso, a margem é maior  e você não fica dependente das plataformas.

Desvantagens

A desvantagem é que vai demandar um investimento inicial maior de marketing  para ser conhecido localmente, por não fazer parte de um ambiente que o usuário já está acostumado a acessar, como Ifood, Uber Eats, Rappi, etc.

Dicas importantes

  • Se estiver começando seu negócio, atue nos dois modelos de delivery, isso fará você acelerar seu crescimento;
  • Se estiver no delivery via Marketplace, envie um cartão de agradecimento com seus contatos a fim de atrair este cliente para suas redes sociais e seus próximos pedidos serem diretos;
  • Serviço de bebida gelada ou combos [comida + bebida] são diferenciais incríveis que poderão lhe destacar frente aos seus concorrentes nesses aplicativos;
  • Cadastre no marketplace os produtos que tenham maior margem. E os produtos com margem mais apertada comercializem no delivery próprio, assim você escapa das Taxas de Pagamento desses aplicativos que podem variar de 10% a 30%. 
  • Tenha um catálogo digitalizado de produtos com imagens e informações de cada item que você comercializa.  Isso irá facilitar seu trabalho  quando o cliente te chamar!
  • Mantenha um relacionamento frequente  com seu cliente, para que quando eles pensarem em vinho, acessem seu site ou rede social 
  • Se possível invista em tráfego geolocalizado em sua região, encaminhando novos clientes para seu WhatsApp ou site.

Com um passo-a-passo desses, eu corria logo contatar os fornecedores e fazer meu estoque de vinhos para vender via Delivery. O consumo aumenta a cada dia, e é como eu sempre digo: “Quem chega primeiro bebe água limpa”.

Forte abraço!

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