COMO FAZER UMA ANÁLISE DE MERCADO PARA INICIAR O SEU NEGÓCIO DE VINHOS

Antes de iniciar um negócio, é sempre importante realizar uma análise de mercado, para conhecer um pouco mais sobre o território em que você pretende atuar. Mas, para que essa análise seja útil, é necessário fazê-la da maneira correta.

Existem dois tipos de análises que você pode aplicar ao iniciar o seu Negócio de Vinhos: a pesquisa de mercado e a análise de gabinete. Vamos entender um pouco mais sobre elas.

 PESQUISA DE MERCADO

A Pesquisa de Mercado baseia-se na persona mais importante para o seu negócio: o cliente! Nessa pesquisa você irá fazer perguntas sobre as expectativas dos clientes em relação ao mercado de vinhos e entender para onde você deve direcionar o seu Negócio.

Como fazer: coloque em uma lista os fatores que mais influenciam o seu negócio. Crie um formulário de pesquisa (GoogleForms) e coloque perguntas relevantes. Exemplo:

Com que frequência você consome vinho?

  • Diariamente;
  • Semanalmente;
  • Mensalmente;
  • Não consome.

Quais estilos de vinho você prefere?

  • Tintos;
  • Rosés;
  • Brancos;
  • Espumantes.

Em qual lugar você costuma comprar vinho?

  • Supermercado;
  • Loja especializada;
  • Internet;
  • Amigos ou conhecidos que vendem vinho.

Qual faixa de preço você paga num vinho?

  • Abaixo de R$30,00;
  • Entre R$30,00 e R$70,00;
  • Acima de R$70,00.

Não faça um formulário com muitas perguntas, pois ele se tornará cansativo para os consumidores e poderá não ter um alcance significativo. Coloque no máximo 10 perguntas (de múltipla escolha). Você pode abrir um espaço para o consumidor deixar considerações.

ANÁLISE DE GABINETE

A Análise de Gabinete consiste em coletar dados de maneira ativa, mas sem contato direto com os elementos externos. Ela acontece de maneira ampla, porém, de forma genérica.

A análise de gabinete é feita através de dados contidos na internet, na mídia, nas redes sociais e em outras fontes de informação. Pode ser direcionada para  pesquisar clientes, produtos, fornecedores, locais estratégicos, dentre outros.

Pesquise a fundo os FORNECEDORES com quem irá trabalhar. Quais oferecem rótulos exclusivos, mix diversificado de produtos, as melhores formas e prazos para pagamentos, taxa de entrega, e claro, a qualidade dos vinhos. Minha dica de ouro é trabalhar com pequenos produtores nacionais. Eles podem oferecer as condições acima citadas. Essa dica também é válida para pequenas importadoras.

Outro campo a ser levado em consideração na sua análise de mercado são os CONCORRENTES. A fim de tornar o seu negócio competitivo no mercado, identifique quem são os principais concorrentes do seu Negócio de Vinhos, quais produtos e serviços eles oferecem e quais nichos eles estão deixando de atender. Isso fará com que você consiga identificar oportunidades, rótulos exclusivos, se destacar e apresentar um diferencial aos clientes.

Seu objetivo principal ao fazer a análise de mercado é conhecer com mais profundidade o setor de vinhos na sua região. E lembre-se de, mesmo após iniciar o seu negócio, não deixar de fazer análises anualmente, pois o mercado está sempre em constante movimento assim como o perfil dos seus clientes muda com o passar do tempo.

Agora que você entendeu como realizar uma pesquisa de mercado, que tal dar inicio no seu Negócio de Vinhos?

Acompanhe o Canal do EducaVinhos no Youtube. Lá você encontra diversas estratégias para começar o seu Negócio de Vinhos do jeito certo.

Abraços e até a próxima!

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