Antes de iniciar um negócio, é sempre importante realizar uma análise de mercado, para conhecer um pouco mais sobre o território em que você pretende atuar. Mas, para que essa análise seja útil, é necessário fazê-la da maneira correta.
Existem dois tipos de análises que você pode aplicar ao iniciar o seu Negócio de Vinhos: a pesquisa de mercado e a análise de gabinete. Vamos entender um pouco mais sobre elas.
PESQUISA DE MERCADO
A Pesquisa de Mercado baseia-se na persona mais importante para o seu negócio: o cliente! Nessa pesquisa você irá fazer perguntas sobre as expectativas dos clientes em relação ao mercado de vinhos e entender para onde você deve direcionar o seu Negócio.
Como fazer: coloque em uma lista os fatores que mais influenciam o seu negócio. Crie um formulário de pesquisa (GoogleForms) e coloque perguntas relevantes. Exemplo:
Com que frequência você consome vinho?
- Diariamente;
- Semanalmente;
- Mensalmente;
- Não consome.
Quais estilos de vinho você prefere?
- Tintos;
- Rosés;
- Brancos;
- Espumantes.
Em qual lugar você costuma comprar vinho?
- Supermercado;
- Loja especializada;
- Internet;
- Amigos ou conhecidos que vendem vinho.
Qual faixa de preço você paga num vinho?
- Abaixo de R$30,00;
- Entre R$30,00 e R$70,00;
- Acima de R$70,00.
Não faça um formulário com muitas perguntas, pois ele se tornará cansativo para os consumidores e poderá não ter um alcance significativo. Coloque no máximo 10 perguntas (de múltipla escolha). Você pode abrir um espaço para o consumidor deixar considerações.
ANÁLISE DE GABINETE
A Análise de Gabinete consiste em coletar dados de maneira ativa, mas sem contato direto com os elementos externos. Ela acontece de maneira ampla, porém, de forma genérica.
A análise de gabinete é feita através de dados contidos na internet, na mídia, nas redes sociais e em outras fontes de informação. Pode ser direcionada para pesquisar clientes, produtos, fornecedores, locais estratégicos, dentre outros.
Pesquise a fundo os FORNECEDORES com quem irá trabalhar. Quais oferecem rótulos exclusivos, mix diversificado de produtos, as melhores formas e prazos para pagamentos, taxa de entrega, e claro, a qualidade dos vinhos. Minha dica de ouro é trabalhar com pequenos produtores nacionais. Eles podem oferecer as condições acima citadas. Essa dica também é válida para pequenas importadoras.
Outro campo a ser levado em consideração na sua análise de mercado são os CONCORRENTES. A fim de tornar o seu negócio competitivo no mercado, identifique quem são os principais concorrentes do seu Negócio de Vinhos, quais produtos e serviços eles oferecem e quais nichos eles estão deixando de atender. Isso fará com que você consiga identificar oportunidades, rótulos exclusivos, se destacar e apresentar um diferencial aos clientes.
Seu objetivo principal ao fazer a análise de mercado é conhecer com mais profundidade o setor de vinhos na sua região. E lembre-se de, mesmo após iniciar o seu negócio, não deixar de fazer análises anualmente, pois o mercado está sempre em constante movimento assim como o perfil dos seus clientes muda com o passar do tempo.
Agora que você entendeu como realizar uma pesquisa de mercado, que tal dar inicio no seu Negócio de Vinhos?
Acompanhe o Canal do EducaVinhos no Youtube. Lá você encontra diversas estratégias para começar o seu Negócio de Vinhos do jeito certo.
Abraços e até a próxima!
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